O que são os roteiros invisíveis?

Os roteiros invisíveis são as verdades aparentes que dizem que são verdades e que você as leva dentro de você sem se quer questionar se são verdades. E dessa forma, você cria o seu mundo baseadas em verdades que nem são verdades. 

Você já sabe e não custa nada lembrar que: o seu mundo externo é um reflexo do seu mundo interno. As verdades que você considera na sua vida são os moldes da sua realidade.

Steve Jobs em seu famoso discurso de Standford disse mais ou menos assim: é libertador ter a consciência de que a realidade que você vive hoje foi criada por pessoas não mais inteligentes que você. 

Ele estava falando dos roteiros invisíveis do mundo, que são verdades criadas por pessoas não mais inteligenes que você. Talvez um dia, essas verdades poderiam até ter sido verdades e isso não quer dizer que elas servem para você.

O primeiro passo para qualquer tipo de mudança na sua vida é identificar as histórias que você conta para você mesma.

É preciso questionar essas histórias e, depois, é preciso identificar como você se sente em relação a elas.

Saber como você se sente em relação a qualquer história é o seu maior poder de orientação. Porque nada nem ninguém sabe o que é melhor para você. Só você sabe.

E as suas emoções são a sua conexão direta com a sua alma. Todas as vezes em que você não se sente bem, com alguma coisa, é porque está em discordância com quem-você-realmente-é.

Quanto mais intensas e positivas são as suas emoções, mais você está sintonizada com quem-você-realmente-é.

Portanto, quando você escuta os roteiros do mundo que não são para você, você se sente mal com elas. Quando você escuta os que são para você, você se sente incrivelmente não.

De novo, você se sente mal com essas histórias, não porque elas são ruins ou blablabla. Você se sente mal porque elas não estão sintonizadas com quem-você-realmente-é.

Estou falando aqui sobre pensamentos, palavras e emoções porque a sua realidade é sobre a consciência que você tem sobre determinado assunto.

A formação da sua realidade é explicada pela lei da atração, que não é uma superstição, como um dia eu acreditei. A lei da atração é uma das leis desse Universo e ela explica como a sua realidade é formada.

De uma forma bem simplificada, os seus pensamentos são a energia que constrói seu mundo.

Você tem na sua realidade tudo aquilo que pensa sobre.

Se quer uma realidade diferente, basta mudar seus pensamentos.

As suas verdades são os pensamentos tidos como verdade, são automáticos e inquestionáveis. Entender as verdades que você carrega na sua vida, é entender a sua própria realidade.

Os roteiros invisíveis são as verdades que você carrega porque alguém "diz que é assim". Por exemplo:

  • Você tem que estudar e arrumar um emprego para ser alguém decente.
  • Estude, arrume um bom emprego, case, tenha filhos e morra.
  • O melhor da vida é quando eu aposentar.
  • Você tem que ralar para receber dinheiro.

Quanto mais você questionar as histórias que você conta, que estão cheias de roteiros invisíveis, mais você vai constatar que a sua realidade não é um mero acaso.

Não existe um referencial absoluto de verdade

Todas as histórias que existem nesse mundo são mentira.

A não ser aquela que você acredita nela.

Não existe nada que você não possa ser, ter ou fazer. Não existe o impossível. Se você acredita que algo é impossível, talvez seja impossível na sua vida porque você acredita ser impossível. Não porque seja impossível de fato.

Talvez as histórias que você conta podem ter acontecido com alguma pessoa.

E isso não significa que ela seja uma verdade absoluta de fato.

Mas a partir do momento em que você coloca seu foco nessa verdade, ela começa a ser verdade na sua vida e a consequência é a manifestação dela na sua vida.

A manifestação da sua realidade está nas suas crenças mais profundas de vida, ou nas verdades que você mais acredita.

Por isso que mudar de vida é fácil. Basta mudar as suas crenças.

Os roteiros invisíveis do emagrecimento

Por exemplo, quando eu decidi emagrecer, eu comecei a identificar os meus roteiros invisíveis. 

E na minha mente havia várias histórias sobre um corpo perfeito e ideal.

Essa questão de ter um corpo lindo e maravilhoso, com os padrões estéticos que são impostos para nós desde quando nascemos foi a questão mais difícil de trabalhar.

Porque desde pequena, eu morei em um mundo que me dizia que mulher que tem barriga não ia casar, quem era gorda jamais teria um namorado, quem estava acima do peso jamais teria sucesso. 

Todas as histórias que você conta para você são as verdades que modelam o seu mundo. O grande exemplo é essa questão de imagem corporal:

Quem foi que disse que se eu estiver acima do meu peso não sou merecedora de amor?

Quem foi que disse que a forma do meu corpo é indício de sucesso?

São tão absurdas né. Mesmo assim, eu estava sofrendo justamente porque, inconscientemente, eu acreditava que eu tinha que estar no meu peso para me sentir linda, maravilhosa, gostosa, amada e com sucesso.

O primeiro passo de qualquer tipo de mudança é sempre questionar as hitórias que você conta para você mesmo.

A parte mais difícil para emagrecer é o primeiro passo: mudar as histórias que contamos para nós mesmos. Porque o pano de fundo disso é a mudança de hábitos e de pensamentos. 

Se não há mudança de sentimentos, hábitos e pensamentos, os mesmos comportamentos continuam e você continua no mesmo lugar.

Porque sentimentos geram emoções, que geram pensamentos, que geram comportamentos que geram suas ações e resultados.

O objetivo é sempre ter roteiros que te ajudam para onde você quer ir e eliminar todos que te fazem se sentir mal.

Os roteiros invisíveis da falta de dinheiro

Aqui nesse outro post, eu falo mais sobre a falta de dinheiro na sua vida.

Se você tem a falta do dinheiro na sua vida, talvez seus pensamentos constantes sejam de falta de dinheiro.

Os exemplos mais comuns de roteiros invisíveis do dinheiro são:

  • o dinheiro é a fonte de todo o mal
  • quem tem muito dinheiro é egoísta
  • tem que sofrer e lutar para receber dinheiro
  • só quem rala muito que sabe o valor do dinheiro
  • tem que trabalhar para receber dinheiro
  • dinheiro não vem fácil
  • eu não preciso de muito dinheiro
  • o dinheiro não nasce em árvores
  • você precisa de dinheiro para gerar mais dinheiro

Se você acredita nessas verdades e se continua contando histórias exemplificando de como essas são a realidade do mundo, então mais elas se manifestam na sua vida.

Então, você tem na sua realidade a falta do dinheiro porque você só fala na falta do dinheiro, só pensa nisso e fica contando as mesmas histórias que reforçam a "sua verdade".

Como eu te disse, talvez seja verdade na sua vida agora, e não quer dizer que seja verdade para as outras 7 bilhões de pessoas. Mas se você escolher tomá-las como verdade, você verá essas verdades na sua vida.

Conclusão

Portanto, o poder de mudar a sua vida está nas verdades que você acredita na sua vida.

Pense bem, a sua vida é só sua. Você tem o poder de escolha para filtrar as verdades que deseja para viver a vida que sempre sonhou.

Porque você está nessa vida para ser feliz, para sentir a alegria, para realizar seus sonhos. E tudo começa nas verdades que você acredita

E existem basicamente duas formas para você mudar esses roteiros invisíveis para que você tenha sentimentos positivos. Vou falar aqui em mudança de sentimentos porque quando você muda seus sentimentos, você muda a cadeia completa pela raiz.

Então, você pode mudar os roteiros invisíveis por meditações ou por repetição.

Se tem 20 anos que você se comporta de alguma forma e tem um resultado por ele, tem 20 anos que você repete as mesmas histórias na sua mente. Você viciou nos sentimentos gerados, que geraram por fim esses seus resultados.

O problema é que, quando a gente toma consciência, de que queremos uma mudança e queremos agora, quremos do dia para a noite. E você pode ficar repetindo para você, para que você aprenda ao longo prazo os novos sentimentos. Ou você pode meditar.

Aliás… todas as vezes que ficar difícil demais. Medite.

Medite. E visualize. Visualize até que se torne.

A meditação ajuda a visualizar você e o que você tanto deseja, e isso ajuda seu corpo a sentir a mudança, a entender e a ir de encontro com ela. A meditação é uma forma bem rápida de aprendizagem porque ela atua diretamente no seu inconsciente. 

Então, ficou difícil: medite. E medite até que se torne.

Nessa meditação, conte as histórias que te façam se sentir bem, se veja com seus objetivos realizados ou materializados, se veja nos hábitos saudáveis que quer criar para o resto da sua vida. E assim, agindo diretamente no seu inconsciente, a mudança fica bem mais fácil e rápida.

Medite também essas intenções:

Como quer realmente se sentir com seus sonhos realizados?

Quais são esses sentimentos que você está buscando?

O que você pode fazer hoje para gerar esses sentimentos dentro de você?

O ponto de mudança está quando você realmente entende o que está buscando. Porque você não está em busca do objetivo em si. Você está buscando aquele objetivo porque ele vai te fazer sentir da forma que quer lá no fundo da sua alma.

E cultivar esses sentimentos e hábitos todos os dias, vão te levar rapidamente ao resultado desejado.

Fez sentido para você? 

Carols Euler
os emails mais divertidos e cheios de alma que você vai receber na vida. É gratis!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.